quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Recomeçando os degraus da nossa constituição


"Constituem objetivos fundamentais da República federativa do Brasil:

I Construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II Garantir o desenvolvimento nacional;

III Erradicar a pobreza e as desigualdades sociais e regionais

IV Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."

(Constituição da República Federativa do Brasil, Título I, Artigo 3º)

Lindo não é? Nossa Constituição tem palavras belas mesmo. Não passam de teoria, porque na prática nem as vírgulas deste livro são respeitadas. Senadores e deputados votam leis, direitos e deveres que nem eles mesmos cumprem.

Promover justiça? Liberdade? Fim das desigualdades, dos preconceitos de cor, sexo, idade? Homens que desviam dinheiro e constroem castelos, homens que super faturam até privadas de obras para ganhar um "dindin" a mais querem fazer tudo isso? Será mesmo? Isso me soa mais romântico e emocionante que "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil"...

Bem, até a gora eu só fiz interrogações. O que eu pretendo com isso? Nem eu mesma sei, acho que mostrar minha indignação.

Eles fazem o espetáculo, nós assistimos atenciosamente e ainda aplaudimos. Não aplaudimos?Quem disse que não? Claro que Aplaudimos! E ainda dizemos aquela velha frase: "Política é isso mesmo!"

Não, isso não é política, e ao contrário do que muitos pensam política é necessário, é bom, mas não é nada do que vemos por aí. "Política é a arte de bem governar" (acho que foi Aristóteles que disse isso,no livro 'Política' da autoria do mesmo), porém esse bem governar só virá se houver uma mudança (uma não, várias) que deve começar não pelos homens do plenário e sim por nós, com pequenas práticas, como: não vender votos, cumprir seus direitos e deveres e exigindo os mesmo das outras pessoas, isso já é um bom começo. Quem disse que para chegar ao degrau mais alto não devemos percorrer os de baixo?

Temos necessidade de reconstruir, refazer as bases que fazem a política.

8 comentários:

  1. Olá colega Danniele!
    Concordo em gênero,grau e essência contigo.
    A frequente prática da Politicagem travestida de Política séria e austera é repugnante.E o conformismo não é a melhor arma na militância contra essa situação,certo?!
    Inté a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Eu me interesso muito por política, tanto com a do Brasil quanto a de outros países. Uma coisa que falta na grande maioria dos políticos é vergonha na cara. Acredito que existem políticos honestos, mas eles ficam cobertos pelos corruptos, e no final acabam entrando junto. "Todos fazem mesmo, por que eu não?". Acredito que quando assumimos um cargo publico, temos que ter em mente o bem estar do povo, temos que deixar de pensarmos em nós mesmos e pensar no próximo, claro que sempre temos que pensar nos outros, mesmo sem estar em um cargo importante, mas quando a segurança, educação e saúde estão em jogo, devemos trabalhar com mais seriedade, não podemos achar que a vida é um "video game".

    Eu ainda acredito que um dia tudo irá melhorar. ;)

    "Sou brasileiro e não desisto."

    ResponderExcluir
  3. Eu sou brasileiro e não desisto nunca de tentar desistir... Falar de politica é complicado, assim como falar de futebol e religião. Como eu sou apolitico, ateu e não suporto futebol, prefiro não comentar sobre nenhum dos três assuntos, prefiro voltar minhas atenções pra algo mais util, como por exemplo MULHERES! O Brasil já tá tão bosta que assim que der eu vou me mandar! O ultimo que sair apaga a luz e puxa a descarga!...HUAHUAHUAHUAHUA
    Abraços e boa sorte, meninas!
    Hamster...
    http://cabecasvaorolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, pessoas.

    Eu vejo tudo isso não como um problema apenas do Brasil em especial, mas do mundo inteiro. Por anos têm se praticado uma forma de capitalismo que se releva o lucro acima de tudo e é sempre são deixados para trás as pessoas, valores humanos, o meio ambiente...

    Creio que tudo isso que garante a ascensão política de seres que não tem nenhuma preocupação com aqueles que governam. Afinal, são pessoas ligadas às elites e que ganham nessa relação. E mesmo que existam promessas, como as vindas de partidos com históricos como o do PT, não há de fato uma verdadeira possibilidades de mudar tudo aquilo. Há toda uma máquina governamental-administrativa criada para fazer valer os interesses dos poderosos.
    O que sobra aos pobres são apenas pequenas concessões para mantê-los sobre controle e/ou favoráveis a grupos que estão no poder (caso das bolsas assistenciais e outras medidas populistas de Lula, Chavez e cia Ltda.)

    Enfim, pelo que vi parece que este blog vai ser bem interessante. E vou acompanhar esperando que assim seja.

    Beijos
    .

    http://solucomental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tem um selo para você no meu blog!

    http://raulrais.blogspot.com/

    Quando tiver um tempinho passa lá para pegá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Bom, gosto de política, e concordo, mas automaticamente discordo de suas indagações [como discordar de indagações? rs] O fato é que vocÊ falou como se a culpa de tudo fosse dos políticos [políticos diretamente, digamos.] Como se eles não fizessem a tal beleza constitucional valer, entretanto, é necessário admitir que isso só acontece porque OS BRASILEIROS, todos, não tem feito nada. Então, a culpa não é dos políticos, ams do brasileiros.
    Por isso a constituição não se faz valer. Ninguém se mexe.
    De modo algum defendo os políticos, mas devo admitir que a culpa é geral!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. "...a culpa é geral" [2]

    Fico indignado com aqueles que acham que vale mais 100 reais no bolso AGORA do que um futuro melhor pra toda a nação. Pessoas sem visão. (às vezes desesperadas por grana, OK. Mas não creio que a grande maioria seja).

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua opinião, volte sempre!